Criar um Site Grátis Fantástico
TIPOS DE HABITAÇÃO
TIPOS DE HABITAÇÃO

TIPOS DE HABITAÇÃO

A habitação é um conceito vasto cuja definição engloba vários significados. O acto de habitar engloba assim diferentes tipos de solução que resultam da forma da casa em si e do modo como estas se associam entre elas e geram um ambiente urbano.

Habitação Uni familiar

A habitação uni familiar é por definição a casa que alberga uma só família, isto é, o fogo onde reside um agregado familiar acedido independentemente de outras habitações ou casas.

Casa isolada

A casa de 4 frentes é uma tipologia que permite um grau de privacidade e autonomia considerável se devidamente inserida num contexto de casas isoladas do mesmo modo.

É todavia mais dispendiosa para a gestão urbana na exacta medida em que obriga a um maior investimento em infra-estruturas por habitante. Do ponto de vista do custo por metro quadrado, a habitação isolada é sempre mais cara uma vez que a área de fachada é sem dúvida superior.

Casas geminadas

A casa geminada resulta da associação de duas habitações encostadas uma à outra. Frequentemente iguais, oferecem uma ideia de maior grandiosidade, algo menos provável caso se encontrassem separadas. É no fundo um meio-termo com a habitação em banda. A casa geminada permite uma economia de custo de construção considerável uma vez que se reduz uma parte considerável da área de fachada e acaba por possuir apenas três frentes.

Casas em banda

A habitação em banda resulta do acto de encostar várias habitações umas às outras, permitindo que estas possuam apenas duas fachadas, uma para a rua e outra para o interior do lote. É o resultado da aplicação de critérios de máxima eficiência construtiva e de uma construção de baixo custo aplicada em massa ao sector da habitação uni familiar. É também extremamente económica em termos urbanos uma vez que um pequeno investimento em infra-estruturas permite abastecer um elevado número de habitantes. É também por isso que se trata de uma das formas mais antigas de construir uma cidade.

Habitação plurifamiliar

A definição de edifício plurifamiliar pressupõe que várias famílias habitam sobre uma mesma construção e que esta garante a privacidade de cada uma delas. Como tal estamos perante um edifício que contem partes comuns a todos os proprietários e que os servem igualmente a todos, e partes que são propriedade de cada condómino.

Condomínio fechado

A definição de condomínio fechado resulta de um conjunto de edifícios ou construção isolada que se encontra no interior de um lote privado com acesso restrito e condicionado por parte dos proprietários.

Normalmente resulta de um contexto urbano menos favorável e incorpora no seu interior algumas valências para os condóminos.

Propriedade horizontal

O regime de propriedade horizontal é uma definição jurídica que permite que vários proprietários possuam espaços comuns e fracções privadas para cada um dos condóminos. Sem este regime não é possível uma habitação plurifamiliar ou a existência de comércio ou serviços no mesmo edifício.

Acesso por caixa de escadas

É o tipo de acesso aos fogos mais comum e económico. Permite que os espaços comuns sejam reduzidos ao mínimo e o acesso devidamente garantido por escada e elevador se necessário.

Acesso por galeria

Menos comum mas igualmente apropriado em determinados casos é o acesso por corredor. Permite que o condómino mantenha a simbologia do acesso a uma casa, uma vez que a galeria é no fundo uma rua em miniatura.

Acesso directo

O acesso directo desde o espaço público aos fogos é um modo de construir uma habitação plurifamiliar com o mínimo de gastos em espaços comuns e como tal com um muito baixo custo de manutenção futura.